Foi reprovado em um concurso? Saiba o que fazer


G1, 25/10/2016 - Por Lia Salgado

Só quem já passou por isso sabe qual é a sensação de fazer um concurso sabendo que tem condições de aprovação e, quando vai conferir o gabarito, descobre que ficou fora.

Ninguém fica muito abalado quando tem consciência de que ainda não está preparado, que não estudou todo o conteúdo. O que dói, de verdade, é ter a certeza de que fez o melhor, dedicou-se ao máximo e não foi suficiente.

A primeira coisa que vem à cabeça é: Eu nunca vou conseguir. Se eu fiz todo o possível e isso não foi suficiente, não há como melhorar. Vou desistir definitivamente dessa loucura que é passar em concurso público.

Mas eu tenho uma excelente notícia para você, que está vivendo essa sensação de impotência e pensando seriamente em empacotar o material de estudo para voltar à velha vida. Quase todo mundo que hoje é servidor passou por isso. Eu inclusive, e cheguei a desistir. Depois voltei e passei em 5º lugar, no concurso seguinte.

Tem uma coisa que a gente não sabe nesse momento: só sente isso quem já está realmente preparado e tem consciência de que tem reais condições de passar. Por isso o baque é tão intenso. É muito cansaço acumulado e muita expectativa. Há momentos em que, mais do que ser aprovado, o que a gente quer é poder parar de estudar. E uma coisa depende da outra.

Desistir também não vai resolver o problema. Lembra porque você decidiu fazer concurso? Dificuldades financeiras, falta de perspectiva de futuro, busca de segurança e qualidade de vida. Pois é, se você interrompe antes do fim, volta para essa situação. Além do mais, já houve muito investimento, privações. E, pensando bem, você já tem um bocado de conhecimento acumulado. Não vale jogar tudo fora agora.

Então, hoje eu não vou falar sobre as causas da sua reprovação nem como resolvê-las. Quero apenas sugerir que você se permita viver essa ressaca emocional. Sei que há um misto de sensação de decepção com fracasso, ingredientes suficientes para derrubar qualquer um. Mas, se você ajustar a perspectiva, vai perceber que todo grande projeto é feito de muitos passos. E, até ser dado o último passo, pode parecer que todos os anteriores foram em vão.

Tire uns dias de descanso, procure se divertir um pouco. Aos poucos, esse sentimento ruim vai se tornando menos intenso e você recupera as forças. Somos capazes de superar situações muito difíceis e essa é apenas mais uma.

Faça ajustes na sua rotina de estudo, para que seja algo plenamente suportável por muito tempo. Não adianta um ritmo tão intenso que termine estrangulando você e suas relações familiares. É preciso estudar muito, mas é preciso viver. Use bom senso e equilíbrio, porque é uma maratona. Você tem de estar forte para seguir até a faixa de chegada e pegar a sua vaga. E você merece esse prêmio.






Prefeitura de Nova Lima - Guarda Municipal - Edital Publicado ...
Prefeitura de Betim - Edital Publicado - Área da Saúde ...
TSE - Concurso a qualquer momento | Publicado a distribuição de vagas...
Concurso MPU: previsto edital com cargos de todas as áreas...
Caixa Econômica Federal - Edital Publicado | Mais de 4.000 vagas...
PF - Polícia Federal - Novo Concurso em breve...
Ver todas

Formas de Pagamento

Exclusivo na Secretaria Pro Labore (somente cursos presenciais)

Certificação e Segurança

Reputação



(31) 3295-2500
Fale conosco