Prova de títulos: saiba como sair na frente dos concorrentes


Correrio Web - Concursos, 29/11/2016

O preparo para concursos públicos pode ser um desafio complicado. Além de estudar as matérias cobradas como conhecimentos gerais e os temas específicos da área para a qual o candidato está concorrendo, é necessário também ficar de olho nas provas outras fases do concursos.
 
Há certames compostos por duas, três, quatro ou até mais fases de seleção. E em vários deles uma etapa que pode garantir a tão sonhada nomeação é a prova de títulos. Nela o candidato deve apresentar diplomas e certificados de cursos extracurriculares que possam aumentar a pontuação e colocá-lo em uma posição mais à frente na lista de convocação. Os títulos apresentados podem ser o diferencial para quem está em busca de subir posições e ser nomeado mais rápido.
 
Mas uma pós-graduação “Latu Sensu”, um mestrado ou um doutorado são cursos que demandam tempo e atenção do candidato. E nem sempre é possível conciliar os estudos para as provas do concurso com a especialização. O professor Deodato Neto defende que não é vantajoso para um candidato em busca de aprovação entrar de cabeça em um curso de especialização. “Se você fizer um mestrado você perde totalmente o foco do preparo para o concurso”.
 
O professor Deodato Neto dá uma dica para quem quer sair na frente na etapa da prova de títulos: buscar cursos em que é possível se preparar para o concurso e garantir pontos a mais no concurso. “Muitos cursos preparatórios de concursos públicos valem como título. Existem cursos que auxiliam a preparação do candidato e ao mesmo tempo contam pontos para a prova”.
 
Para garantir os pontinhos extras da prova de títulos o candidato precisa ficar de olho no contrato dos cursos específicos de cursinho e saber exatamente o que a banca considera válido como título para essa etapa da prova. “Tem cursos específicos de Português, Direito Constitucional, que valem como título. Dá pra conciliar as duas coisas”.






Prefeitura de Nova Lima - Guarda Municipal - Edital Publicado ...
Prefeitura de Betim - Edital Publicado - Área da Saúde ...
TSE - Concurso a qualquer momento | Publicado a distribuição de vagas...
Concurso MPU: previsto edital com cargos de todas as áreas...
PMMG - Cancela concursos | Novos editais serão publicados ...
TJMG - Edital em desenvolvimento | Publicação em breve...
Ver todas

Formas de Pagamento

Exclusivo na Secretaria Pro Labore (somente cursos presenciais)

Certificação e Segurança

Reputação



(31) 3295-2500
Fale conosco