Na coluna desta semana, a especialista Lia Salgado fala sobre a possibilidade de fazer concurso de nível superior antes de ter o diploma. A colunista também fala sobre o que os candidatos que não têm graduação podem fazer caso sejam aprovados em concursos de nível superior.

"As comprovações de requisito para ocupar o cargo só são obrigatórias no momento da posse ou contratação, exatamente porque são requisitos para ocupar o cargo. Assim, nada impede que o candidato preste concurso para nível superior antes de ter concluído a faculdade. Mas é importante observar a partir de que momento isso pode ser vantajoso ou somente perda de tempo", afirma Lia.

No caso da Adriana Alves, que acabou de terminar o ensino médio e não está cursando a faculdade, não há vantagem, porque ela não vai poder assumir a vaga, mesmo sendo aprovada.

Já se a pessoa estiver cursando a faculdade, pode ser interessante fazer a preparação com calma, voltada para o nível superior. Sabendo que, em caso de aprovação, será necessário ter o diploma em mãos para assumir o cargo.

Em caso de aprovação
Alguns editais permitem que o aprovado nomeado ou convocado peça para ir para o “fim da fila”. Se a aprovação se deu em vaga divulgada no edital, isso pode ser uma boa saída, porque todos terão de ser nomeados até o fim do prazo de validade do concurso. Esse pode ser o tempo necessário para a conclusão do curso.


Em concurso para cadastro de reserva essa é uma estratégia perigosa, porque não há garantia de que o candidato seja novamente chamado.

Se tudo der errado e o candidato não puder ir para o fim da fila ou o prazo expirar antes da obtenção do diploma, não será tempo perdido: ser aprovado significa estar com o conteúdo sedimentado e ter maturidade para fazer prova. Não será difícil ser aprovado em futuros concursos, já mais perto de ter o diploma.

Candidato com nível superior em concurso de nível médio
O inverso também pode ocorrer: candidato que tenha nível superior desejar prestar concurso de nível médio.  


Se o concurso em pauta interessa e só oferece cargo de nível médio, nada impede que o candidato concorra àquela vaga e, talvez, até com alguma vantagem sobre quem estava se preparando para cargos de nível médio. Ainda assim, é necessário fazer os ajustes de conteúdo, checando item por item no edital, porque pode haver pontos novos, não cobrados em concursos de nível superior.

Por outro lado, se o concurso oferecer cargos de nível médio e superior, podem acontecer duas situações: as provas serem em horários diferentes e ser permitido concorrer aos dois cargos. Isso acontece muito em concursos do judiciário, para técnico e analista administrativo, por exemplo. É válido tentar as duas provas, porque aumentam as chances de aprovação e a diferença entre as disciplinas cobradas não costuma ser muito grande. Claro que há o risco do cansaço na 2ª prova, se ambas acontecerem no mesmo dia. Às vezes, são realizadas em datas diferentes, o que aumenta a vantagem para quem presta os dois concursos.

No caso de as provas serem no mesmo dia e horário, pode ser mais interessante optar pela de nível superior – se o candidato estiver bem preparado – porque a concorrência é menor por causa da exigência da faculdade, e o salário, maior.