Como a crise econômica afetou os concursos públicos no país?


G1, 21/02/2017 - Por Lia Salgado

Na coluna desta semana, Lia Salgado fala sobre como a crise econômica e política do Brasil afetou os concursos públicos. A especialista também falou sobre as chances para os candidatos que continuaram estudando para as provas.

Acontece que 2017 não será um ano para amadores. A situação do país está conturbada em diversos aspectos e, para quem está à procura de trabalho, o panorama não é dos mais favoráveis.

No que diz respeito aos concursos públicos, está acontecendo uma seleção natural, como disse o Paulo Estrella. Tem gente que tinha esse objetivo como projeto de vida, mas, diante das notícias alarmistas de que não haverá concursos, está desistindo de estudar. E pessoas que antes poderiam considerar essa opção estão se voltando para outro lado, por desacreditar na possibilidade.

Ao contrário do que aconteceu há alguns anos – e durante um bom tempo – trabalhar na administração pública perdeu parte da atratividade, seja pela redução da oferta de novos editais, seja pelas más notícias em relação à aposentadoria integral.

Entretanto, o mercado privado também não está muito convidativo para quem está fora dele, com pouca oferta de vagas e salários reduzidos. A aposentadoria pelo regime geral da previdência também está ameaçada.

Ainda assim, a administração pública precisa continuar funcionando. Há serviços essenciais para a sociedade e para o funcionamento do estado. Certamente há cargos a serem enxugados, mas não são os preenchidos por meio de concurso público, e sim aqueles de livre nomeação, ocupados por indicação política.

Portanto, se você deseja construir uma carreira pública, siga em frente, porque os concursos continuarão acontecendo. 

Segundo Lia, quem está em buca de uma vaga em um concurso público não deve esperar o Carnaval passar para se dedicar aos estudos. Quem ainda não começou já está atrás da galera que está estudando desde o dia 2 de janeiro.

Mas, mais do que nunca, será preciso disposição para se organizar e investir seriamente numa preparação sólida e de qualidade. E não é assim para conquistar uma boa posição em qualquer carreira?






Prefeitura de Nova Lima - Guarda Municipal - Edital Publicado ...
Prefeitura de Betim - Edital Publicado - Área da Saúde ...
TSE - Concurso a qualquer momento | Publicado a distribuição de vagas...
Concurso MPU: previsto edital com cargos de todas as áreas...
PMMG - Cancela concursos | Novos editais serão publicados ...
TJMG - Edital em desenvolvimento | Publicação em breve...
Ver todas

Formas de Pagamento

Exclusivo na Secretaria Pro Labore (somente cursos presenciais)

Certificação e Segurança

Reputação



(31) 3295-2500
Fale conosco