Concentração e atenção são a mesma coisa? Como interferem no estudo para concursos?


29/08/2017, por Lia Salgado

Concentração é a capacidade de manter o foco naquilo que você está fazendo. Atenção é perceber os detalhes e nuances do que está sendo feito.
 
Por exemplo: quando você se senta para estudar e lembra que precisa ligar para alguém ou pagar uma conta – estamos falando de falta de concentração.
 
Como resolver?
 
Preparar um planejamento da sua rotina de vida - com horários definidos para trabalho, estudo e outras atividades - é a melhor estratégia para melhorar a concentração. Sabendo que cada tarefa tem seu tempo determinado, o cérebro tem mais facilidade para manter o foco no momento do estudo. 
 
Além disso, é importante afastar as distrações:
- fome, sede, calor ou frio, vontade de ir ao banheiro são demandas fisiológicas e ligadas à sobrevivência; portanto, exigem prioridade do cérebro em relação a tarefas intelectuais; cuide disso antes de começar a estudar;
- se houver pendências a serem resolvidas, faça uma lista para tirá-las da mente com a segurança de que não serão esquecidas;
- coloque o celular no silencioso e fora do alcance da sua visão (para eliminar a tentação de olhar a cada vez que ele se iluminar com uma nova mensagem);
- se estiver no computador, feche as abas de redes sociais e de e-mails; 
- faça intervalos curtos (10 a 15 minutos) a cada hora e meia ou duas de estudo, para que o cérebro possa relaxar e retomar a concentração com a mesma qualidade.
 
Por outro lado, se você está lendo a matéria e se dá conta de que já passaram vários parágrafos e nem lembra o assunto – faltou atenção.
 
Acontece que a proposta de ler diversas páginas de teoria é tão entediante para o cérebro quanto uma conversa enfadonha. Com isso, é difícil manter a atenção necessária ao efetivo aprendizado e à memorização. 
 
O que fazer? Torne o estudo interessante:
- leia somente o conteúdo referente a um tópico de cada vez;
- sublinhe as partes mais importantes (melhor fazer isso a lápis, para poder ajustar o que for preciso);
- imediatamente após a leitura, resolva vários exercícios sobre aquele assunto, consultando a teoria;
- faça anotações simples a partir do que foi sublinhado, já esboçando um material para revisões posteriores (fichas-resumo).
 
Desta forma, a “conversa” torna-se dinâmica, e o cérebro fica atento, já que será demandado o tempo todo, para atividades variadas.  Até mesmo o fato de manusear materiais diferentes – material de apoio, exercícios, pesquisar as respostas, sublinhar, escrever, tudo isso movimenta o estudo de forma produtiva.
 
É sempre válido lembrar que é preciso buscar o equilíbrio e zelar pela saúde, para ter o melhor rendimento durante a sua preparação. Veja abaixo aspectos que contribuem para o bom funcionamento do cérebro, e garantem condição física e emocional necessárias para vencer a maratona de estudos:
- dormir de 6 a 8 horas;
- alimentação regular (a cada 3 horas) e nutritiva;
- ingerir 2 litros de água diariamente;
- praticar alguma atividade física aeróbica(caminhada é uma boa alternativa);
- reservar algum tempo livre na semana para o lazer.
 
Falando em maratona, o condicionamento mental é similar ao físico: vai melhorando com o tempo e com a continuidade dos treinos. Aos poucos você vai perceber que já consegue manter-se concentrado e atento por mais tempo.






Prefeitura de Nova Lima - Guarda Municipal - Edital Publicado ...
Prefeitura de Betim - Edital Publicado - Área da Saúde ...
TSE - Concurso a qualquer momento | Publicado a distribuição de vagas...
Concurso MPU: previsto edital com cargos de todas as áreas...
PMMG - Cancela concursos | Novos editais serão publicados ...
TJMG - Edital em desenvolvimento | Publicação em breve...
Ver todas

Formas de Pagamento

Exclusivo na Secretaria Pro Labore (somente cursos presenciais)

Certificação e Segurança

Reputação



(31) 3295-2500
Fale conosco