Não sabe qual concurso fazer? Veja três áreas de atuação


G1, 31/05/2016 - Por Lia Salgado

Uma das dificuldades de quem pensa em prestar concursos públicos é saber qual (ou quais) concurso deverá fazer. E a gente sempre comenta aqui que não basta olhar para o salário – apesar de este ser um aspecto importante. É fundamental buscar um cargo cujas atividades tenham a ver com o perfil do candidato.
 
Aí se coloca a segunda questão: a maioria dos candidatos não tem ideia de quais são as atividades exercidas por cada cargo. Uma dica é olhar as atribuições que constam do edital. A outra é entrar na página da instituição para onde são as vagas e tentar descobrir mais detalhes sobre o cargo.
 
Outra preocupação comum entre os candidatos é alguma insegurança quanto à capacidade de executar seu trabalho. Lembramos que a preparação para o concurso é primeiro passo para que o futuro servidor adquira o conhecimento necessário. O resto será aprendido após a aprovação, a partir de orientações recebidas e com a prática diária.
 
Uma boa notícia é que a preparação para algumas áreas é parecida com a de outras, o que permite ao candidato participar de um maior número de editais, fazendo alguns ajustes e complementos.
 
Para facilitar, vamos fazer um resumo das principais áreas de concurso e suas atividades. Nesta semana, vamos falar de três áreas: bancária, administrativa e de tribunais. Depois, será a vez de segurança pública e fiscal.
 
1) Área bancária   
Neste caso, tratamos especificamente do Banco do Brasil e da Caixa Econômica, porque as atividades são muito parecidas e a preparação é basicamente a mesma.
Requisito: nível médio
Atribuições: atendimento ao público, comercialização de produtos e serviços, redação de correspondências, uso de sistemas informatizados do banco e realização de outras tarefas administrativas; o funcionário pode fazer curso interno para atuar no caixa.
 
2) Área administrativa
Abrange diversas possibilidades de concursos, em especial no Poder Executivo da União, dos estados e dos municípios. Na esfera federal, podemos citar os cargos de técnico do INSS, de assistente técnico administrativo do Ministério da Fazenda, de técnico do IBGE, além de muitos outros. No caso de concursos federais, é comum a oferta de muitas vagas, distribuídas pelo país.
Requisito: nível médio
Atribuições: execução de atividades técnicas e administrativas, que não exijam formação específica; pode envolver ou não atendimento ao público, e o computador fará parte do dia a dia. Esse é o servidor que faz o “meio de campo” nas repartições, alimentando sistemas, dando andamento a processos e realizando outras tarefas específicas do setor.
 
3) Área de tribunais
Apesar de haver diversos tipos de tribunais (TJ, TRE, TRT, TRF, além dos superiores) é possível dedicar-se a uma preparação que inclua as principais matérias e depois, na proximidade de publicação de determinado edital, acrescentar as específicas daquele tribunal.
Requisito: nível médio
Atribuições: execução de tarefas relacionadas à movimentação e guarda de processos e documentos; prestar apoio técnico e administrativo às atribuições da unidade e, em alguns casos, fazer atendimento ao público.
 
Requisito: nível superior – há cargos que exigem bacharelado em direito e outras formações específicas
Atribuições: o analista judiciário área administrativa (nível superior sem formação específica) deverá executar atividades relacionadas a legislação, jurisprudência e doutrina; elaborar pareceres técnicos, atos administrativos, informações, relatórios e outros documentos necessários à instrução processual, de acordo com a área de atuação.
 
Já o analista judiciário área judiciária (formação de nível superior em direito) terá uma atuação mais especificamente voltada para a análise de processos, além de  pesquisa e análise de legislação, jurisprudência e doutrina; elaborar pareceres jurídicos, atos administrativos, etc.






Prefeitura de Nova Lima - Guarda Municipal - Edital Publicado ...
Prefeitura de Betim - Edital Publicado - Área da Saúde ...
TSE - Concurso a qualquer momento | Publicado a distribuição de vagas...
Concurso MPU: previsto edital com cargos de todas as áreas...
PMMG - Cancela concursos | Novos editais serão publicados ...
TJMG - Edital em desenvolvimento | Publicação em breve...
Ver todas

Formas de Pagamento

Exclusivo na Secretaria Pro Labore (somente cursos presenciais)

Certificação e Segurança

Reputação



(31) 3295-2500
Fale conosco