Retomando o tema “áreas de concurso e as atividades envolvidas”, vamos comentar mais três áreas muito procuradas pelos candidatos: segurança pública, fiscalização, e planejamento, gestão e controle. O primeiro post falou sobre as áreas bancária, administrativa e de tribunais.

1) Área de segurança pública   
Esta é uma área com características que atrai candidatos por ser mais dinâmica, podendo envolver riscos. Há cargos em diversos segmentos: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, polícias civis dos estados e DF, polícias militares dos estados e DF, bombeiro militar, polícia legislativa (Câmara e Senado, assembleias legislativas, câmaras municipais).

Algumas preparações – como a necessária para a Polícia Federal – são mais complexas do que outras. Os salários, em geral, são proporcionais ao nível de exigência de cada cargo. Também é típico da área que o candidato aprovado passe por um curso de formação antes de iniciar suas atividades na corporação.

Por ser mais abrangente, vamos comentar os cargos da Polícia Federal, cujas atribuições têm analogia com cargos similares da área. Entretanto, a formação exigida pode variar de um cargo para outro.

Carreira policial
- Delegado
Requisito: bacharelado em direito
Atribuições: instaurar e presidir procedimentos policiais de investigação, orientar e comandar investigações relacionadas com a prevenção e a repressão de ilícitos penais, planejar operações de segurança, supervisionar e executar missões sigilosas, etc.

- Perito criminal
Requisito: graduação de nível superior em diversas especialidades (tecnólogo é aceito)
Atribuições: realizar exames periciais em locais de infração penal e em instrumentos presumivelmente utilizados na prática de infrações penais; realizar pesquisas no interesse do serviço, coleta de dados e informações necessários para a complementação dos exames periciais – sempre relacionados à sua área de especialização. Na PF, são dezoito áreas de perito.

- Escrivão
Requisito: diploma de nível superior
Atribuições: cuidar das formalidades processuais, fazer termos, autos e mandados, observar prazos relativos aos procedimentos de investigação e acompanhar a autoridade policial em diligências.

- Agente
Requisito: diploma de nível superior
Atribuições: executar investigações e operações policiais para a prevenção e repressão a ilícitos penais, dirigir veículos policiais e desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa.

- Papiloscopista
Requisito: diploma de graduação de nível superior
Atribuições: executar, orientar, supervisionar e fiscalizar os trabalhos papiloscópicos (relacionados a impressões digitais) de coleta, análise, classificação, pesquisa e arquivamento de perícias, assistir à autoridade policial e desenvolver estudos na área de papiloscopia.

Existe carreira administrativa também na Polícia Federal, com diversos cargos de nível médio (com e sem formação específica) e outros de nível superior com formação específica.

2) Área fiscal
Muito procurada por quem decide prestar concursos públicos, em razão do bom nível salarial oferecido. As oportunidades estão no âmbito federal (Receita Federal), nos estados (ICMS) e municípios (ISS), o que amplia bastante o número de editais. As atribuições são similares, guardadas as peculiaridades de cada tributo. Os salários variam de acordo com a unidade da federação.

Requisito: varia de acordo com a lei que reger o cargo em cada unidade da federação; de modo geral, é exigida graduação de nível superior em qualquer área de formação; há situações em que não é aceita a formação de tecnólogo, mas é exceção; também há casos em que é exigida formação específica em direito, economia e ciências contábeis.

Atribuições: examinar a contabilidade de empresas, verificando a sua adequação à legislação pertinente; atuar em processos administrativos-fiscais; orientar o contribuinte em dúvidas quanto à legislação tributária e aos procedimentos relacionados à sua atividade.

Em muitos casos, o trabalho ocorre parte em regime de plantão, e parte com cumprimento de produtividade, ou seja, o servidor tem flexibilidade de horário para realizar as tarefas a seu cargo, que envolvem visita a empresas e análise de documentos. Há casos em que o trabalho é interno, com análise de processos relacionados à atividade e outras tarefas afins.

3) Área de planejamento, gestão e controle
Com preparação similar à da área fiscal e salários atraentes, o candidato pode ampliar as oportunidades, apenas com alguns ajustes. É necessário acrescentar as matérias de controle externo e auditoria governamental, além de aprofundar o estudo de AFO (administração financeira e orçamentária) e administração.

As vagas estão em diversos órgãos: em nível federal, no Ministério do Planejamento, Orçamentoe  Gestão (MPOG), no recém criado ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (antiga Controladoria Geral da União) e no Tribunal de Contas da União (TCU). Nos estados e municípios, temos as secretarias de planejamento e gestão ou similares. E há, ainda, os tribunais de contas dos estados e dos municípios do Rio e de São Paulo.

Requisito: assim como na área fiscal, pode variar conforme a lei da unidade da federação; mas, em geral, há cargos de nível médio e de nível superior, podendo ser exigida ou não formação específica.

Atribuições: o servidor de nível superior cuidará da verificação de receitas e despesas públicas, da adequada gestão orçamentária, financeira e patrimonial de determinados órgãos e entidades. Por esse motivo, o trabalho assemelha-se de certa forma ao da área de fiscalização. Por outro lado, a auditoria pode estar relacionada a atividades específicas, como obras, prevenção da corrupção e tecnologia da informação.

Os servidores de nível médio serão técnicos administrativos, com atuação semelhante à de outros órgãos.

Outras áreas
Existem ainda outras áreas de concursos, como: Petrobras e subsidiárias, agências reguladoras, área ambiental (Ministério do Meio Ambiente, IBAMA, ICMBio), Banco CentralBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Para quem deseja ser servidor público na sua área de formação, há também muitos concursos para cargos de nível superior com formações específicas as mais variadas (encontrados, por exemplo, nos tribunais, na Polícia Federal, no BNDES, no Banco do Brasil e na Caixa Econômica, além de outros). Temos ainda os concursos jurídicos (defensoria pública, magistratura), para diplomata e muitos outros.