Concursos públicos em 2017


Mesmo com restrições, concursos públicos devem acontecer em 2017

G1, 13/12/2016


Na coluna de vídeo desta semana, a especialista Lia Salgado fala sobre o cenário de concursos para 2017. Ela também fala sobre a importância do candidato estar preparado e saber escolher o cargo de acordo com o seu perfil.

"A gente precisa lembrar que a iniciativa privada também não está maravilhosa. Não temos uma grande oferta de empregos. Trabalhar por conta própria é delicado por causa da economia. Parece que 2017 é um ano para quem tem coragem, foco e determinação", afirma Lia.

Os concursos vão acontecer, isso é fato. O candidato tem que apontar para o concurso com o qual ele tenha mais afinidade. Não há uma área específica, mas ele tem que se preparar. O que se espera para o próximo ano é uma oferta de concursos razoável, mas com um número de vagas menor. A concorrência vai ser um pouco maior, porque a oferta de vagas deve ser menor. Mas o candidato deve se preparar, o mais rapidamente possível.

Então, em 2017 devemos ter um ano que vai exigir determinação especial para vencer, seja na área que for.
Os concursos sempre acontecem. Há períodos de mais concursos, períodos de menos concursos, e serão aprovados aqueles que se preparem adequadamente - isso requer antecedência.

"Quando eu estudava, tínhamos um bom concurso por ano para a área fiscal. Se a gente não era aprovada, estudava por mais um ano até um novo edital. Atualmente, temos pelo menos 5 concursos na área, em diversas regiões do país", afirma Lia.
As pessoas não ficam mais restritas à Receita Federal, porque há excelentes vagas para auditor em concursos estaduais e municipais. E quem se prepara para outros fiscos já adianta boa parte do estudo para a Receita também.

Para dar uma ideia, em 2016, que seria um ano dito ruim para os concursos,foram várias oportunidades na área fiscal: ICMS-MA, ISS-Teresina, ISS-Juiz de Fora, ISS-Cuiabá (com excelentes remunerações), Tribunal de Contas do Pará, Tribunal de Contas do Paraná, Tribunal de Contas de Santa Catarina, que podem ser aproveitados por quem se prepara para a área fiscal, com alguns ajustes, e o Tribunal de Conta do Município do Rio de Janeiro.

Podemos dizer o mesmo com relação aos concursos do Judiciário. Temos diversas oportunidades por ano, para diferentes tribunais, em diferentes regiões, porque é mais um serviço que não pode parar. Entre eles estão: Ministério Público do Rio de Janeiro (com matérias similares às dos tribunais), TRE de São Paulo e TRE Pernambuco, com inscrições em 2016 e prova no próximo ano (fevereiro e março, respectivamente).

Tivemos também o concurso do INSS, que atraiu uma quantidade enorme de candidatos – mais de 1 milhão de inscritos. Temos o concurso para a Anvisa, com prova prevista para dezembro.
Na área de segurança pública, houve vários concursos: Polícia Civil de Goiás e Polícia Civil do Pará (este, com 650 vagas, no total).

Então, no próximo ano teremos algo semelhante, apesar das restrições para os concursos federais.
"O que vai mudar a situação é o candidato escolher a área com a qual tenha mais afinidade e se preparar com antecedência, como a gente sempre orienta. Sorte é estar com o barco na água e as velas prontas quando o vento soprar. Então, prepare-se logo. Porque ele vai soprar", afirma Lia.








Prefeitura de Nova Lima - Guarda Municipal - Edital Publicado ...
Prefeitura de Betim - Edital Publicado - Área da Saúde ...
TSE - Concurso a qualquer momento | Publicado a distribuição de vagas...
Concurso MPU: previsto edital com cargos de todas as áreas...
PMMG - Cancela concursos | Novos editais serão publicados ...
TJMG - Edital em desenvolvimento | Publicação em breve...
Ver todas

Formas de Pagamento

Exclusivo na Secretaria Pro Labore (somente cursos presenciais)

Certificação e Segurança

Reputação



(31) 3295-2500
Fale conosco