Veja como planejar o estudo de concursos para 2017


G1, 03/01/2017 - Por Lia Salgado

Olá! Feliz ano novo!

Se você está aqui com a gente, imagino que pretenda estudar e prestar concursos públicos. Nesse caso, vamos começar o ano organizando as coisas, para que a sua dedicação resulte em aprendizado efetivo. Afinal, sacrifício não faz passar em concurso – estudar com qualidade, sim.
 
Neste ano, pelo menos 66 concursos públicos reúnem 7.481 vagas abertas em cargos de todos os níveis de escolaridade e salários de até R$ 15.965,05.
 
1) Calendário do mês
Em primeiro lugar, prepare um calendário do mês. O ideal é fazer isso sempre no fim de um mês, para o mês seguinte. Mas, como já estamos em janeiro, vamos fazer do mês em curso.

Observe se há feriados e assinale também, porque isso pode modificar a sua rotina. Lembre-se dos feriados estaduais e municipais também.

O detalhamento de horários deverá corresponder à sua realidade. Comece marcando apenas os turnos “manhã, “tarde” e “noite” e depois, se for necessário, divida-os em horários específicos. Veja, abaixo, o exemplo para uma semana, mas você deve fazer o mês todo.
Calendário concursos
Concursos públicos: Tabela indica exemplo de calendário para estudos
 
2) Compromissos fixos  
Anote agora os compromissos fixos – trabalho, aulas, responsabilidades familiares - e aqueles que já estão marcados para o mês, tais como uma consulta médica ou algum evento festivo importante.
Calendário concursos
 Concursos públicos: Calendário mostra como organizar o dia a dia para os estudos 
  
3) Horários de estudo   
Observe a planilha e veja o tempo que pode ser utilizado para o estudo. Se não tiver sobrado tempo algum, pode ser necessário rever sua rotina e, talvez, abrir mão de alguma coisa em favor do novo projeto.
Calendário concursos
Concursos públicos: Calendário mostra como organizar o dia a dia para os estudos
 
4) Atividade física
Está provada, por uma infinidade de estudos, a importância da atividade física para o bom funcionamento do cérebro. Além disso, o estresse causa menos dano se a pessoa pratica exercícios. Isso é particularmente importante no caso de alguém que está envolvido num projeto de médio/longo prazo, que requer grande desgaste intelectual e enormes pressões de diversas ordens.

Portanto, a minha sugestão é que você inclua, agora, três momentos para a prática regular de atividade física. Pode ser uma simples caminhada de 40 minutos, três vezes por semana.

5) Intervalos
Preparar-se para ser aprovado num concurso público não é tarefa simples e exige comprometimento real. Por outro lado, é necessário equilíbrio para que o projeto não se torne inviável.

Nesse sentido, preservar intervalos tem a função de garantir que as “baterias sejam recarregadas” e que não aconteça a estafa de todo o sistema.

- 15 minutos de pausa a cada hora e meia de estudo ou, no máximo, duas horas, garante que o cérebro se mantenha ativo e interessado durante todo o período.
- Um intervalo mais longo – de 1 a 2 horas – entre os turnos (manhã/tarde e tarde/noite) pode ser utilizado para fazer uma refeição adequada e promover o descanso necessário para que o estudo possa ser retomado em seguida.
- As horas de sono (de 6 a 8, pelo menos) também são essenciais para a recuperação do corpo e da mente e, mais ainda, é o momento em que as informações serão efetivamente gravadas na memória.
- Um dia livre no fim de semana para o lazer também deve fazer parte da programação. Afinal, serão muitas semanas (até anos) de estudo e você precisa estar bem para isso.

Tudo isso deve ser previsto no seu quadro de horários, que servirá como norte da rotina a ser seguida. Isto feito, será a hora de distribuir as disciplinas que serão estudadas a cada dia. Mas, discutiremos este tema em outro post.
Calendário concursos
Concursos públicos: Calendário mostra como organizar o dia a dia para os estudos






Prefeitura de Nova Lima - Guarda Municipal - Edital Publicado ...
Prefeitura de Betim - Edital Publicado - Área da Saúde ...
TSE - Concurso a qualquer momento | Publicado a distribuição de vagas...
Concurso MPU: previsto edital com cargos de todas as áreas...
PMMG - Cancela concursos | Novos editais serão publicados ...
TJMG - Edital em desenvolvimento | Publicação em breve...
Ver todas

Formas de Pagamento

Exclusivo na Secretaria Pro Labore (somente cursos presenciais)

Certificação e Segurança

Reputação



(31) 3295-2500
Fale conosco