Recomeçar ou continuar?


JC Concursos, 07/03/2016 - Por Daniel Sena

Preparo alunos para provas de concurso público há anos e todas as vezes que os encontro depois do dia da prova o discurso é o mesmo: “não foi desta vez”, “a prova estava fácil para quem estudou”, “o jeito é recomeçar”.  É lógico que a prova estava fácil para quem estudou e se você não estudou com certeza a aprovação não virá desta vez. Estas são percepções naturais no mundo dos concursos, contudo, dizer que vai recomeçar o caminho depois da prova é uma percepção equivocada de um cérebro emocionalmente abalado.
 
Recomeçar está relacionado a um novo começo, a iniciar novamente a caminhada. Recomeçar traz a ideia de que você voltará para o início do caminho e começará a trilhar novamente. Essa é uma percepção natural de uma parte do nosso cérebro que deseja apenas protege-lo. Entretanto, ao pensar desta forma, você estará alimentando um forte desejo de desistir antes de chegar onde deseja. Enche o saco recomeçar o mesmo caminho várias vezes. Tem uma hora que você não aguenta mais isso. Por isso eu não gosto de pensar desta forma.
 
Que tal mudar seu pensamento? O que você acha de substituir a ideia de recomeçar pela ideia de continuar? 
 
Continuar é permanecer. É não interromper o que já foi iniciado. Continuar é seguir em frente de onde você está, e pode ter certeza, se você já deu alguns passos em relação ao seu sonho, você não está mais no começo. Por isso que pensar em recomeçar é um equívoco, não corresponde a realidade e ainda por cima traz consigo o peso de voltar ao início. É como se fosse um desses jogos de vídeo game que tem como penalidade voltar ao início. Você lembra da sensação que você sentia ao voltar para o início? Não era desanimadora? Ao voltar para o início algumas vezes, você certamente se cansava daquele jogo e mudava para outro. Não era isso que fazia? Por isso inventaram os checkpoints nos jogos. Esta foi a forma que as empresas encontraram para não deixar o jogador se cansar daquele jogo.
 
A sua caminhada rumo a aprovação funciona da mesma forma. Se todas as vezes que você reprovar em uma prova tiver a sensação de que está recomeçando, chegará uma hora que você desistirá de continuar. Você se cansará desse caminho. Mas se pensar que depois de uma reprovação você apenas continuará a caminhada, a sensação será completamente diferente. Você permanecerá em movimento para frente, rumo ao objetivo. Você sabe que alcançá-lo será questão de tempo. 
 
Por isso minha sugestão. Ao mudar de pensamento você mudará a atitude também e isso gerará um efeito poderoso em sua caminhada.  É preciso entender que você é hoje muito melhor do que era quando começou a caminhar. Não tem como ser diferente. Quando você começou a estudar não sabia nada. Estava no ponto zero da escala de aprendizado. Hoje você está em outro patamar, já sabe bem mais do que quando começou os estudos. O que estou dizendo faz sentido para você?
 
Então, se faz sentido, mude o seu pensamento e não repita mais essa ideia de que vai recomeçar.  A partir de hoje entenda que cada passo que der rumo ao seu objetivo, mais perto você estará da sua realização. Durante o caminho você cairá algumas vezes, correrá outras vezes, terá que saltar alguns obstáculos maiores mas nunca considere a possibilidade de desistir e voltar para trás. Não é assim que conquistamos nossos sonhos! Só alcança quem persiste até o fim e o fim é onde você deseja chegar. Então, como dizia Buzz Lightyear (do filme Toy Story): ao infinito e além!
 
Daniel Sena, professor de direito constitucional e especialista em concursos públicos. Facebook: /ProfDanielSena. Twitter: @ProfDanielSena. YouTube: ProfDanielSena.






Prefeitura de Nova Lima - Guarda Municipal - Edital Publicado ...
Prefeitura de Betim - Edital Publicado - Área da Saúde ...
TSE - Concurso a qualquer momento | Publicado a distribuição de vagas...
Concurso MPU: previsto edital com cargos de todas as áreas...
PMMG - Cancela concursos | Novos editais serão publicados ...
TJMG - Edital em desenvolvimento | Publicação em breve...
Ver todas

Formas de Pagamento

Exclusivo na Secretaria Pro Labore (somente cursos presenciais)

Certificação e Segurança

Reputação



(31) 3295-2500
Fale conosco