Veja 5 motivos para praticar atividade física durante a preparação para concursos


por Lia Salgado (G1) 
Na coluna desta semana, Lia Salgado fala sobre a importância da atividade física durante a preparação para concursos públicos. A colunista lista 5 motivos para que os candidatos adotem a prática durante o período preparatório. Veja abaixo:
 
1) Reduz o estresse, que compromete a atividade do cérebro 

O estresse é uma reação biológica de sobrevivência. Desloca a energia para os músculos e para os sentidos importantes em caso de luta ou fuga. Assim, as atividades intelectuais deixam de ser prioridade – o que é péssimo para quem precisa estudar.
 
Por este motivo, a atividade física funciona como uma resposta para a qual o organismo se preparou e ajuda a metabolizar os hormônios que foram liberados (adrenalina e cortisol), levando a pessoa de volta ao equilíbrio. Com isso, o cérebro retoma a sua capacidade intelectual e você pode voltar aos estudos.
 
2) Aumenta a capacidade de resistir às frustrações e dificuldades 

Quando se faz uma atividade aeróbica por um tempo razoável – por exemplo, uma caminhada de 40 minutos – são liberados no organismo 2 importantes hormônios: serotonina e endorfina – que são considerados “hormônios do bem-estar”. 
 
A consequência é uma melhor disposição física e emocional diante da vida, e também para lidar com eventuais problemas. O que não falta na vida dos concurseiros.
 
3) Aumenta a capacidade do cérebro – melhor oxigenação e neurotransmissores

Assim que iniciamos uma atividade física, ocorre o aumento dos batimentos cardíacos, e isso tem como consequência imediata a melhor oxigenação do corpo – e do cérebro – o que é excelente para quem precisa estudar muito.
 
Mais uma coisa: os hormônios de que falamos na dica anterior são também neurotransmissores. Isto significa que atuam diretamente na troca de informações entre os neurônios, tornando-a mais eficiente. Bom, né?
 
4) Melhora a resistência física para estudar

Não é novidade para ninguém que preparação para concurso envolve muitas horas sentado, estudando. Sem perceber, a gente vai se contraindo, ficando torta e não é raro terminar o dia com muitas dores no corpo. 
 
A atividade física ajuda a colocar tudo no lugar e ativa a musculatura para resistir aos longos períodos de inatividade. Isso evita que o desconforto físico comprometa a concentração nos estudos.
 
5) Melhora a qualidade do sono

O fato de o corpo ter se exercitado, adicionado à redução do estresse, resulta em melhor qualidade de sono. O que também é fator essencial para quem se prepara para concursos, por dois motivos: estar descansado no dia seguinte e ter boas condições de memorização dos conteúdos (que acontece durante o sono).






Prefeitura de Nova Lima - Guarda Municipal - Edital Publicado ...
Prefeitura de Betim - Edital Publicado - Área da Saúde ...
TSE - Concurso a qualquer momento | Publicado a distribuição de vagas...
Concurso MPU: previsto edital com cargos de todas as áreas...
PMMG - Cancela concursos | Novos editais serão publicados ...
TJMG - Edital em desenvolvimento | Publicação em breve...
Ver todas

Formas de Pagamento

Exclusivo na Secretaria Pro Labore (somente cursos presenciais)

Certificação e Segurança

Reputação



(31) 3295-2500
Fale conosco